segunda-feira

A resiliência do Príncipe

Resiliência é algo extremamente interessante e necessário para qualquer pessoa. Esse conceito, advindo da física, diz respeito a capacidade de um determinado objeto voltar ao seu estado normal após sofrer uma determinada tensão. Mola é um bom exemplo de uma boa resiliência, exceto a do meu vaso que estava brincando com a minha cara. Rio + 20 aí e minha água só não corria mais porque eu espertamente desligava o registro.
Voltando a resiliência... esse termo aplicado a saúde obteve um significado que você já deve imaginar, né?! Está associado a capacidade das pessoas retornarem ao seu "equilíbrio emocional" diante de situações estressantes. Isso inclui a capacidade de lidar com situações adversas como HIV. 
Tenho percebido uma maior resiliência em situações adversas, embora em outras específicas me torno a mola do meu banheiro, e não consigo sair da merda, rs.
E quem não é assim? Tomei uma porrada hoje: "acordou pra ver se o príncipe vai aparecer na sua janela?"
 Acordei!





8 comentários:

FOXX disse...

bem, uma pergunta: resilência é voltar ao estado idêntico ao inicial ou também é adotar uma postura diferente após o stress?

Alguém Por Aí disse...

é adotar uma postura diferente após o stress! ;)

Gato Van de Kamp disse...

hummm.. Depois cnta da porrada pazamiga, deixa pela metade não.. rsss

Prisioneiro 0001 disse...

Eita! Força aí.

E se o amor não vale 1,99, melhor deixar pra lá, né?
=/

Anônimo disse...

Ola Querido! Li muitos dos Posts do seu Blog e sinceramente parabéns pela dedicação e carinho (porque da para perceber que existe carinho nas tuas palavras). Bom eu: um menino de classe média que confiava que aquilo que é caro será sempre melhor... (idiota né... ) decidi fazer pela primeira vez na vida o meu exame anti-HIV (dentre outros) num super e reconhecido Hospital após uma besteira feita (curiosamente) em abril do ano passado. A minha ignorância sobre o HIV era incrível, espantosa, patética, triste... pensava que era um tema de novelas, dramas de gays que não tem papo ou são neuróticos ou de pobres (horrível... horrível mesmo).... nem sabia a diferença dentre HIV e AIDS...Pois bem a vida foi dura comigo... tipo “Cai na real e agora”. O ATENDENTE do renomado Hospital imprimiu o resultado e me entregou o envelope... Eu contente... ninguém me chamou para me orientar nem nada... YES !!!! e fiquei tranqüilo... Alias não ia ver o resultado no meio de todo mundo... pois bem... voltando para casa (detalhe, de metro) decidi ver o que tinha aquele papel... Elisa e Wester Blot... Hein?: WTF ! Será uma alteração provocada pela vacina da gripe? vi uma palavra NÃO REAGENTE ... ufa super !!!! e fiquei tranqüilo, quase chegando na minha estação di mais uma olhada: REAGENTE PARA HIV 1... OMG... Eu já fazia terapia há alguns meses e minha terapeuta tem uma ONG que ajuda portadores do HIV carentes... na hora liguei para ela... consulta extra... me ajuda a entender isto!... CONFIRMADO... Pois e: Soube tudo por conta própria e dentro do metro... rsrsrs. Agora dou ate risada disso.
O pior começava: a infecção deve ter acontecido há muito tempo CD4 de apenas 80 e 400.000 cópias, coisa séria. Após 3 meses de tratamento CD4 90 e indetectável...o CD4 demora mesmo, é normal...
Juro que ainda me custa muito ir num lugar do governo para pegar os medicamentos... me custa mesmo, sinto algo que não sei como descrever... e como se todo mundo soubesse..sei que é ridículo... ja pensei ate em mandar alguém (não sei se da para fazer isso) é como lembrar que você pertence a outro grupo, o grupo dos que não souberam se proteger... dos fracassados... mas hoje foi incrível... vi um menino, uns 10 anos por ai sozinho, sim sozinho! PQP queria chorar... senti um profundo carinho (por mim?, não sei) tipo eu to aqui porque enfim mas e ele? Obvio perguntei: “são para você?... Sim são meus ! ...caralho man SEM PALAVRAS
Passei já por tudo o que você postou... engraçado mas diria quase as mesmas coisas! Ainda bem que minha família não esta aqui...mas ninguém sabe, apenas um grande amigo que na distancia me ajuda muito e lógico, minha terapeuta. Já pensei varias vezes em falar com aquele ficante que “comi sem capa” 4 vezes mas tenho medo da reação dele, ele é muito estranho. Lógico, se ele vier algum dia e me perguntar, falarei a verdade.
É também engraçado como os outros percebem que algo esta “diferente”: radicalmente não bebo nem fumo há um ano, academia sempre... poucas saídas e sempre 8 horas de descanso... e tambem é engraçado como aparecem justo nestes momentos pessoas bonitas e interessadas de verdade em mim...mas na verdade eu prefiro não ter problemas, nem mentir, nem ser rejeitado...incrivelmente me sinto muito bem sozinho... serio mesmo... amando ler algum livro num café... não sei se algúm dia terei um blog (duvido, eu não tenho paciencia XD) so sei que tenho HIV, estou em tratamento (ate agora bem sucedido) e que ainda me reconheço quando me olho no espelho ou tomo banho... com colaterais mínimo... apenas uma tonturinha que não some ate agora após uma hora do Efavirenz...bom nobody said it was easy. Beijos a todos.
Manu

Alguém Por Aí disse...

Gato, pode deixar que conto da porrada paz amiga qq hora. rsrs

Prisioneiro, assumo: estou virando (odeio gerúndio) fã da Gabi Amarantos. E agora??

Olá Manu,

Fiquei muito feliz ao ler seu grande e valioso comentário. Fiquei impressionado com seu CD4. Que bom que você fez o teste, né?! Fiquei impressionado com esse menino sozinho buscando medicação e ao mesmo tempo feliz por ele ter acesso ao tratamento. Gostaria muito de conversar com você. Meu msn: ninguemporai@hotmail.com

Você foi o "anônimo" dos comentários de ontem em outras postagens?

Um beijão.

Anônimo disse...

Ola querido sou sim. Aproveito o feriado para me dedicar 100% a mim e isso inclui ler este e outros blogs e comentar um pouco. Por isso não prometo seguir de perto a suas postagens não sou nada digital... logo acho uma boa te add no msn e conversar, pode deixar. Bjo e grato pela resposta.
Manu

Cara Comum disse...

#VocêNãoValeNadaMasEuGostoDeVcFeelings


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos!